A NAD lança o amplificador C 3050 LE em celebração de 50 anos de “Verdade no Poder”

NAD C 3050 LE 40 aniversário topo

A icónica marca de áudio hi-fi NAD Electronics comemora a sua fundação em 1972 com um produto de edição limitada, o C 3050 LE, e eventos virtuais e presenciais durante o restante ano de 2022 e 2023

A NAD Electronics, fabricante altamente considerado de componentes áudio de alto desempenho, celebra o 50º aniversário da sua fundação em 1972. A marca celebra este acontecimento com uma série de eventos virtuais e presenciais, começando em outubro de 2022 continuando até ao Munich Hi-Fi Show em Maio de 2023, bem como com o lançamento de uma edição vintage de um amplificador integrado, o C 3050 LE.

Ao longo dos últimos 50 anos, a NAD Electronics tem sido celebrada pelo seu compromisso de produzir componentes eletrónicos premiados e orientados para o futuro e de alto desempenho que incluem amplificadores, produtos de fonte como gira-discos, leitores de CD e cassetes e, mais recentemente, streamers e recetores A/V – tudo enquanto traz aos amantes da música e aos entusiastas de hi-fi um enorme valor e verdade nas suas especificações. A marca tornou-se um nome familiar em hi-fi com o sucesso do amplificador integrado 3020, que com o tempo se tornou o amplificador de melhor relação qualidade/preço mais vendido da história, alcançando o feito surpreendendo os entusiastas de hi-fi com o seu poder dinâmico, apesar dos seus modestos 20 watts por canal, e os amantes de música com o seu detalhe e clareza a um preço acessível. Ao fazê-lo, a NAD entrou numa nova geração de clientes de alta-fidelidade e impulsionou a criação de uma base forte para o crescimento contínuo da indústria.

Nas décadas seguintes, a marca tem sido pioneira em muitas tecnologias de amplificação, incluindo o seu trabalho inovador para aperfeiçoar a amplificação de classe A/B e classe G, amplificação digital e híbrida de classe D, e a introdução de protocolos iniciais para streaming de áudio em rede. De modo geral, a NAD Electronics tem defendido a verdade nas especificações, criando o seu próprio padrão Full Disclosure Power que classifica o poder do amplificador com base em cenários de audição no mundo real versus condições laboratoriais, o que por vezes a coloca em “desvantagem” no nível retalhista contra concorrentes que não partilhavam esse mesmo compromisso com a transparência nas medições.

“A potência medida a uma determinada frequência, num nível de volume, usando uma carga de teste simplificada é bom para submeter documentação aos reguladores, mas na realidade, a música impacta as nossas emoções por ser complexa e dinâmica”, diz Greg Stidsen, Chief Technology Officer da Lenbrook International, a empresa-mãe da NAD Electronics. “É fácil criar um amplificador que tenha um bom desempenho em condições restritas, mas somos amantes de música a desenhar produtos para os amantes de música, por isso avaliamos os nossos amplificadores em toda a banda de frequências e gama dinâmica para dar aos nossos consumidores uma expectativa realista de desempenho do amplificador para toda a música que gostam. Isso significava muitas vezes que a classificação de potência no papel dos produtos da NAD era inferior à que os nossos concorrentes iriam publicar, mas as nossas classificações refletem melhor o som completo e rico contido nas gravações.”

Esta forma de conceber produtos vem do fundo dos valores fundamentais da marca, que incluem valor para o dinheiro, desempenho, simplicidade e inovação, e estiveram presentes desde o início com o fundador, Marty Borish, e o lendário génio amplificador, Bjorn Erik Edvardsen. Ambos já faleceram – Borish em 2017 e Edvardsen em 2018 –, mas não antes de orientarem uma equipa global que agora continua o trabalho de desenvolvimento de mercado de Borish e a abordagem inovadora de Edvardsen para o desenvolvimento da tecnologia. Hoje, a marca continua a ser uma das marcas mais respeitadas e premiadas na indústria de hi-fi.

Esta forma de conceber produtos vem da base dos valores fundamentais da marca, que incluem relação qualidade preço, desempenho, simplicidade e inovação, e estiveram presentes desde o início com o fundador, Marty Borish, e o lendário génio de amplificadores, Bjorn Erik Edvardsen. Ambos já faleceram – Borish em 2017 e Edvardsen em 2018 – mas não antes de orientarem uma equipa global que agora continua o trabalho de desenvolvimento de mercado de Borish e a abordagem inovadora de Edvardsen para o desenvolvimento da tecnologia. Hoje, a marca continua a ser uma das mais respeitadas e premiadas na indústria de hi-fi.

A marca dá o pontapé de saída para a parte norte-americana das suas atividades de aniversário no Toronto Audio Fest, passando em seguida para a Europa no Paris Audio-Video Show. Nestes espetáculos, a NAD vai estrear um produto de aniversário de edição limitada, o Amplificador Estereofónico C 3050. Com apenas 1972 unidades fabricadas, o amplificador integrado de design retro remonta ao auge do hi-fi e incorpora vuímetros iluminados por LED à esquerda e à direita, bem como uma caixa de acabamento em nogueira acetinado que esconde características totalmente modernas como o streaming multi-zona de alta resolução, capacidade de descodificar gravações master do estúdio MQA, e Correção da Sala Dirac através do módulo BluOS-D MDC2 incluído, bem como AirPlay 2, Bluetooth AptX HD bidirecional e HDMI eARC. Outras entradas e saídas incluem um andar de phono e um amplificador de auscultadores dedicado. É alimentado pela versão mais recente do amplificador Híbrido Digital da NAD, com 100 watts por canal de Full Disclosure Power e possui um DAC de alta resolução de nível audiófilo.

O NAD C 3050 LE terá um preço de venda ao público recomendado de € 2.199, e cada unidade é numerada exclusivamente de 1 a 1972 e virá com um certificado de autenticidade. Estes amplificadores muito especiais e muito limitados estarão disponíveis em retalhistas na NAD selecionados em todo o mundo a partir de meados de novembro de 2022.

“O C 3050 LE baseia-se num design industrial de 1974 do amplificador estereofónico original 3030, que, na sua época, produziu 30 watts por canal usando um design de classe A/B e ofereceu aos audiófilos e amantes da música uma opção de amplificador orientada para o desempenho acessível em relação aos seus contemporâneos”, diz Cas Oostvogel, Product Manager da NAD Electronics. “O 3030 original tinha um sintonizador correspondente que podia acompanhar, mas o C 3050 LE moderniza-o como um produto de ‘basta adicionar colunas’ que vem equipado com BluOS, uma plataforma de streaming hi-res multi-zona, dando aos amantes da música acesso a milhares de estações de rádio da Internet, bem como mais de 20 serviços de streaming de música.”

Ainda em meados de novembro, a empresa vai estrear um documentário intitulado NAD Electronics: 50 Years of Truth in Power, que cobre os primeiros dias da marca e a sua evolução para a posição atual como inovador em hi-fi. Misturando imagens de arquivo e materiais com entrevistas com personalidades-chave associadas à marca, o filme leva os espectadores desde a sua fundação até ao lançamento do lendário 3020 e as dores de crescimento subsequentes provocadas pelo seu notável crescimento e sucesso. O seu arco de história termina com a jornada da marca como um defensor de princípios da verdade em especificações com os seus padrões Full Disclosure Power e crença firme no valor final para os consumidores com o seu conceito modular de construção de design. Produzido pela 1Project, uma produtora de media baseada em Toronto, o filme tem uma duração de cerca de 30 minutos e conta com um ritmo especializado e uma bela cinematografia.

“Qualquer coisa menos do que um documentário teria afastado a marca da sua história influente, e os seus fãs de peças-chave na história”, diz June Ip, Vice-Presidente de Marketing da Lenbrook International. “Mais importante ainda, era a única forma de prestarmos homenagem adequadamente às fundações estabelecidas por Marty Borish e Bjorn Erik Edvardsen, e ao seu projeto de paixão que era a NAD, e ao impacto que tiveram na indústria de hi-fi ao longo de cinco décadas.”

Estendendo-se até 2023, a marca continuará as suas celebrações em março com o lançamento do amplificador integrado C 3050, a versão mais amplamente disponível do seu irmão “LE”. Disponibilizado a um preço mais baixo do que a versão de edição limitada, o NAD C 3050 terá um preço de venda de € 1.399, permitindo aos consumidores a escolha de atualizar a unidade para incluir BluOS e Dirac através da sua funcionalidade MDC2 por mais €549. Com 100 watts por canal, o C 3050 inclui entradas de linha, HDMI eARC, Bluetooth aptX HD, andar de phono e um amplificador de auscultadores dedicado.

 

 

18 de Outubro de 2022

 

This entry was posted in NAD and tagged .