Revista Audio & Cinema em Casa diz que Focal SOPRA Nº 1 são “Quase uma Utopia”

(…) As Sopra N.º 1 são o modelo de entrada na gama Sopra, a qual se situa imediatamente abaixo da linha Utopia, com que partilha muita da tecnologia desenvolvida para a gama de topo, oferecendo muito mais do que um simples vislumbre do som da gama Utopia a um preço bastante mais abordável. (…)

As Sopra N.º 1 incluem alguns dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, como o NIC, Neutral Inductance Circuits, e TMD, Tuned Mass Damping Surrounds, para o altifalante de frequências médias/graves, e IHL, Infinite Horn Loading, para o tweeter de cúpula invertida de berílio. (…)

As primeiras audições não podiam ter sido mais promissoras. Com o álbum Time Out – The Dave Brubeck Quartet, trouxeram-me à memória a experiência com as Diva Utopia, que curiosamente custavam em 2004 sensivelmente o mesmo
que custam agora estas Sopra N.º 1. Uma sonoridade prenhe de vida, jovial mas viril na sua apresentação, com uma resposta dinâmica desenvolta e uma velocidade de resposta digna de um Fórmula 1. (…)

As Sopra N.º 1 podem não estar exactamente ao nível do soberbo requinte e refinamento que as suas irmãs da gama Utopia têm para oferecer. (…)

São umas colunas com as quais eu seria um audiófilo feliz, e mais não preciso de dizer.